Excesso, Desvio e Abuso de Poderes – Gerentes e Administradores

As sociedades comerciais são, como sabemos, sujeitos de direito comercial que estabelecem diversas relações jurídicas com os demais sujeitos de direito. Neste seguimento, destaca-se a existência, inerente, da relação contratual entre os administradores/gerentes e a sociedade. Os administradores comportam genericamente dois poderes-deveres, de gestão e de representação, segundo Menezes Cordeiro. Fundamental neste contexto será a…

Saber mais

O contrato de franchising

   O franchising é um fenómeno global, através do qual o franquiado integra a rede do franquiador. O franquiado adota a imagem de marca do franquiador, ainda que mantenha a sua autonomia jurídica.    A relação entre estas partes é enumerada por três fatores aparentemente opostos, a manutenção da autonomia do franquiado, o exercício de…

Saber mais

Contrato com período de fidelização – a denúncia

A recente Lei n.º 16/2022 de 16 de agosto aprova a (nova) Lei das Comunicações Eletrónicas, transpondo para a ordem jurídica nacional as Diretivas 98/84/CE, 2002/77/CE e (EU) 2018/1972. A maior (e, porventura, mais interessante) novidade legislativa, entre outras, reside na matéria de cancelamento do contrato de telecomunicações – nomeadamente, o, amplamente conhecido, período de…

Saber mais